Catálogos já integrados no Biblioteca Comum

O Biblioteca Comum – Catálogo Coletivo das Bibliotecas das Instituições de Investigação e Ensino Superior de Portugal está na fase final de teste da agregação e operacionalização de registo de catálogos. No sistema, ainda em beta, estão atualmente registados 16 catálogos de Instituições do Ensino Superior.

O Biblioteca Comum funcionará como um ponto único de pesquisa bibliográfica, vocacionado preferencialmente para as comunidades científica e académica, permitindo a recuperação da informação, o acesso e a pesquisa de recursos informacionais. A implementação desta plataforma pretende viabilizar serviços de âmbito nacional entre instituições e contribuir para uma gestão mais sustentada dos recursos bibliográficos, potenciando o acesso ao conhecimento e informação científica. O catálogo Biblioteca Comum visa, acima de tudo, colmatar a inexistência de um ponto único de pesquisa de informação bibliográfica das Instituições de Investigação e Ensino Superior.

As bibliotecas, os seus profissionais e as comunidades académicas e de Ciência e Tecnologia ficam a ganhar com esta iniciativa, pois passam a ter acesso a uma variedade de catálogos numa só plataforma. Atualmente na sua versão beta, disponível em https://bibliotecacomum.pt/beta/, o catálogo passará à fase de produção no último trimestre de 2020.

Neste momento já é possível pesquisar nos primeiros 16 catálogos aderentes e aceder a praticamente todos os registos das publicações que fazem parte das suas coleções. Assim, já estão representadas no Biblioteca Comum as seguintes instituições: Universidades do Porto, Aveiro, Minho, Algarve, Évora, Aberta, Trás-os-Montes e Alto Douro e Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia e NOVA Information Management School); Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Bragança, Lisboa (Escolas Superiores de Comunicação Social e de Educação de Lisboa); Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

As bibliotecas que pretendam marcar a sua presença no catálogo coletivo Biblioteca Comum poderão ficar a conhecer o processo de adesão ao catálogo e preencher o formulário de registo na página web do projeto. Poderão também contactar com a equipa responsável para mais informação.

CONTACTO: Biblioteca Comum | bibliocomum@usdb.uminho.pt.

Catálogos já integrados no Biblioteca Comum